Rio Verde (64) 3612-3431 / Montividiu (64) 3612-3431

RESULTADO DA BRIGADA AÉREA AEROTEX

No dia 19 de novembro de 2019, as 8h05min, no Mini-auditório do Sindicato Rural de Rio Verde, o Sr. Ruy Alberto Textor, diretor da Aerotex Aviação Agrícola, iniciou a reunião sobre os resultados da Brigada Aérea do corrente ano. Agradeceu a presença de todos os produtores presentes e também do belo resultado que a Brigada Aérea obteve. Comparando os resultados da Brigada em 2018 com os resultados da Brigada em 2019, percebe-se que houve um aumento considerável de trabalho e acionamento de um ano para o outro. Enquanto a Brigada de 2018 teve aproximadamente 44hrs de voo, 220 lançamentos, 132 mil litros de água no combate às chamas e 45 mil reais doados ao Hospital do Câncer de Rio Verde, a Brigada de 2019, teve 220 hrs de voo, 1050 lançamentos, 630 mil litros de água no combate às chamas e mais de 158 mil reais doados a várias entidades como: Abal – Lar dos Vovôs, Abas, Escola Dunga, Escola Bom Pastor, Casa de Recuperação de Rio Verde, Patrulha Militar Rural e Polícia Rodoviária Estadual. Vale ressaltar que parte das doações feitas a Polícia Militar do Estado de Goiás, teve valor investido no meio rural, com a compra de drone e placas de identificação das propriedades rurais da região para facilitar o monitoramento e agilidade do deslocamento das viaturas quando surgir algum acionamento da Patrulha Rural. Os produtores se sentem mais seguros com o novo sistema que está sendo adotado e ficaram felizes em saber que todo o trabalho realizado está beneficiando entidades que realmente precisam de ajudam e também está vendo o retorno para a segurança no campo.
Apresentados os dados, além de todo o valor doado (R$ 158.469,00 – cento e cinquenta e oito mil, quatrocentos e sessenta e nove reais), despesas pagas, a brigada teve um saldo positivo de caixa de R$ 38.021,73 (trinta e oito mil, vinte e um reais e setenta e três centavos), na qual ficou definido que esse valor será destinado a treinamento do pessoal de campo no combate à incêndios e também ficará com saldo para o próximo ano.
Também foi discutido sobre os acertos e erros durante os trabalhos desse ano. Pelo lado positivo foi ressaltado a união dos produtores, empresa e comunidade, o valor doado para as entidades, a diminuição dos prejuízos com a queima da palhada que provoca a perda de rendimento da área afetada em até 5 sacas/ha, a utilização da tecnologia a favor do rendimento e agilidade dos acionamentos, como o Google Maps, e outro fator positivo e principal que foi a preservação do meio ambiente, onde diversas áreas de mata que estavam em chamas tiveram os focos de fogo apagados. Avaliando as dificuldades e melhorias que podem ser implementadas para o próximo a Aerotex irá agilizar o tempo de deslocamento dos pilotos e técnicos a partir dos acionamentos. Foi discutido também iniciativas que podem partir dos produtores, dentre elas solicitar o acionamento em fase inicial dos incêndios, ter um responsável de cada propriedade com autonomia para acionar/desacionar as aeronaves, ter um maior número de pistas em diversas regiões e em condições de utilização, o apoio terrestre em trabalho conjunto com as aeronaves com abafadores, tanques e equipamentos compatíveis com o abastecimento das aeronaves nas pistas, e a frequência dos rádios, além de se criar estratégias de combate como o contra fogo e aceiros. Um fato importante que foi ressaltado, é a informação que em torno de 90% dos acionamentos realizados no grupo de whatsapp da Brigada, a causa inicial dos incêndios foi a rede elétrica, informação constatada posteriormente na busca da causa dos incêndios.
Para o próximo ano também ficou definido que 40% do valor arredado será destinado para doações e que os plantões irão iniciar no mês de julho com 2 aeronaves, aumentando gradativamente durante o período da Brigada, atingindo a quantidade máxima de 5 aeronaves no mês setembro. Como esse ano a demanda foi muito grande tendo chamadas para combate em outras regiões, ficou definido que, será feita uma delimitação do raio de atuação para que a Brigada atenda os produtores da região.
Em seguida foi dado o espaço para que os presentes pudessem dar sugestões para melhoria da Brigada, onde foram dadas muitas sugestões e ficou definido que será marcado uma nova reunião para ser discutida todas as ideias e sugestões apresentadas.
Ao final mais uma vez o Beto agradeceu a presença de todos e foi servido um café-da-manhã.

Voltar

APLICAÇÃO DE DEFENSIVOS

COMBATE A INCÊNDIO

SEMEADURAS

ADUBAÇÃO

Como Chegar
Fale Conosco
Nome
E-mail
Telefone
Cidade
Mensagem